Com o enorme avanço da tecnologia mais e mais pessoas e empresas estão de certa forma dependentes de conectividade permanente. Cada vez mais usuários e empresas querem verificar seus e-mails e empresas precisam acessar os sistemas a qualquer hora, momento ou lugar.
Para que não exista frustração por parte do usuário e/ou da empresa em não acessar alguns dos serviços citados acima, é que os responsáveis pela Gestão de TI devem garantir esses serviços disponíveis 24X7.
Então fica claro. Disponibilidade é garantir que um serviço esteja online o maior tempo possível.
Utilizando Alta Disponibilidade podemos projetar sistemas que cumpram os requisitos de estarem acessíveis por um período definido por contrato.
Este contrato é chamado de Service Level Agreement – SLA (Nível de Serviço). Isso se faz necessário para evitar ou reduzir o downtime de sistemas.
Downtime é o tempo de indisponibilidade de um serviço ou equipamento.
Quando falamos de downtime podemos dividir em duas partes: Planejada e Não Planejada.
Não Planejado – São falhas não controladas decorrentes de: problemas com hardware, software, falhas de energia.
Planejadas – São normalmente períodos que chamamos de janelas, onde vamos realizar procedimentos de manutenção agendada, podendo ser um reparo, atualização de componentes ou instalação de novos equipamentos.

 






 



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Thiago Silva Consultoria em Redes/Segurança/Cisco/Microsoft/Infraestrutura 
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